renovação + conforto + dinamismo

Visando a atender às necessidades de renovação de uma renomada construtora local, este edifício, situado na orla de João Pessoa-PB, passou por reforma, através da qual se proporcionou conforto e rejuvenescimento funcional aos seus espaços. O resultado de sua arquitetura representa a nova identidade da empresa.

A implantação respeita o pátio lateral externo e o generoso recuo frontal, os quais servem para organizar o fluxo de pedestres e o estacionamento dos clientes.  A passarela retilínea – marcada pela rampa e pela marquise – sinaliza a entrada principal e também evidencia o paisagismo singelo, compatível com o despojamento da volumetria.

Visando a cumprir prazos, manutenção e certa economia de meios, foram definidos, para reformar a construção pré-existente, materiais práticos, reduzida variedade construtiva e formas puristas de fácil execução. Dessa forma, os materiais selecionados para o exterior foram os revestimentos em placas de alumínio composto, cortinas de vidro bronzeado e reboco com massa fina e predominância da pintura branca. A dinâmica volumétrica decorre do jogo de caixas de alturas variadas e saliências que enquadram o grande painel de vidro frontal.

O avanço na área de entrada, contíguo à fachada original, evitou demolições onerosas, aproveitando a estrutura existente e possibilitando amplitude no espaço interno, responsável também pela nova imagem urbana da arquitetura. As cores da edificação, amarelo, cinza e branco, remetem às da empresa.

O projeto luminotécnico destaca a entrada com leds no piso, assim como o ritmo das colunas laterais, com arandelas na altura da marquise de alumínio.

Na espacialidade interna, a recusa pelo excesso é notória no mobiliário, no layout e na unidade cromática. Sofás pretos da Bauhaus/ Mies Van der Rohe contrastam com o mármore marfim do piso e o branco das paredes. Os espaços administrativos foram delimitados por vidros, simbolizando a transparência nos princípios adotados pela empresa e a integração espacial entre os ambientes.