Sandra Moura arquitetura

GOETHE DEFINIU A ARQUITETURA COMO “MÚSICA PETRIFICADA”

Humana antes de profissional

Há mais de 35 anos Sandra Moura atua como arquiteta e urbanista, sua paixão pela profissão começou ouvindo a música clássica que a sua avó, pianista, ensinou a apreciar e a tocar desde muito cedo. Goethe diz que a arquitetura é a música petrificada, e Sandra entendeu esse conceito ainda criança, nas aulas de piano clássico que foram a porta de entrada para o concreto dos sons e das formas.

Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, fez especialização em estruturas metálicas e Light Design, e Pós-Graduação em Construção Sustentável, Psicologia Positiva e Neuroarquitetura. A partir desse momento, encontrou no estilo escandinavo de Juhani Pallasmaa o ponto principal para a sua atuação, que muito além da forma e estética, respeita a essência das coisas. Entendeu que um elemento fundamental à arquitetura não é material: o ser humano é o agente central de qualquer espaço. Com essa percepção de pertencimento, Sandra tem como propósito projetos que priorizam as reações positivas às pessoas que habitarão aqueles espaços, entendendo suas vivências antes mesmo de colocar no papel a proposta de realização daquele projeto.

Como poderia ser a arquitetura apenas chão e parede quando dentro dela há pessoas? É preciso despertar a felicidade, mudar o mindset, fazer florescer quem vive ali. É essencial respeitar a abundância da natureza do do entorno, o céu e a terra que vieram antes de qualquer construção. É necessário repensar a arquitetura como um padrão, e fazer dela uma narrativa de transformação e autoconhecimento, de sinestesia, de contemplação.

Slogan do site

Sandra Moura, a Arquiteta

Sandra Moura é especialista em Estrutura Metálica e Light Design, Pós-Graduação pela Universidade Paulista em Construção Sustentável pelo Green Building Council Brasil, Pós em HBC – Healthy Building Certificate, Pós-Graduação em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela PUCRS, Pós-Graduada em Neuroarquitetura pelo IPOG, entre outros. As origens de sua formação como arquiteta se misturam com o interesse pelas artes: foi aluna dos artistas plásticos paraibanos Marlene Almeida, Flávio Tavares e Alice Vinagre, além de ter estudado piano clássico por dez anos. Possui 35 anos de atuação no mercado, tendo participado de vários eventos e com trabalhos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais. Lançou um livro sobre seus trabalhos e foi premiada pelo instituto de arquitetos de Brasil.

  • Publicações
  • Entrevistas
  • Prêmios